A REDE

LEI Nº 11.444, DE 24 DE JULHO DE 2013

INSTITUI A REDE PÚBLICA MUNICIPAL PELO DIREITO DE ENSINAR E DE APRENDER NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS


QUAL É A REDE?

Forma de atuação conjunta de instituições ligadas à educação como escolas, SME, instituições de ensino superior, conselhos tutelares, associações de moradores, igrejas, postos de saúde, Ministério Público, grêmios, ONG's ligadas à educação e outras, para garantir acesso, permanência e conclusão com qualidade nos estudos das infâncias, adolescentes, jovens e adultos.

COMO ELA ATUARÁ?

Com cooperação, onde cada instituição terá os mesmos direitos e deveres, será de igual para igual.
Com interesse em contribuir para garantir o direito aos alunos de uma educação pública, gratuita, democrática, laica (sem estar ligada a nenhuma igreja ou religião), popular e referenciada socialmente.

PARA QUE E POR QUE A REDE?


Para fomentar a articulação entre as diferentes instituições, potencializando serviços e incentivando a cooperação entre elas, visando o interesse comum de contribuir para garantir a educação pública, gratuita, laica, democrática, popular e qualificada socialmente.

Essa cooperação entre todas as instituições que desenvolvem atividades relacionadas à educação, visando superar as dificuldades de crianças, adolescentes, jovens e adultos de entrar, permanecer e concluir seus estudos colaborando para uma nova educação, livre de preconceitos e discriminação para o exercício da cidadania e de uma nova relação entre as pessoas.

Assim, poderemos enfrentar as causas do baixo rendimento na escola e a evasão escolar, podendo através de uma cultura de cooperação e acompanhamento assíduo, combater suas causas.

Por isso e para isso, torna- se necessário criar os mecanismos e comunicação permanente entre os membros da REDE e manter uma atuação conjunta para resolver os problemas educacionais e colaborar para as mudanças de atuação das instituições garantindo um ambiente propício ao direito de ensinar e aprender.

DIAGNÓSTICO E ANÁLISE: 


Leitura e discussão sobre cada setor territorial de Uberlândia, ou seja, sobre cada setor: centro, leste, oeste, norte e sul.

INTERVENÇÃO ESCOLAR:


participar na elaboração, implantação e avaliação de programas e projetos para melhoria do fluxo e de rendimento escolar.


SENSIBILIZAÇÃO: 


estimular a participação da família nas atividades escolares

ORGANIZAÇÃO DOS INFORMES: 


construir um banco de dados para ajudar na elaboração de políticas públicas educacionais.

Criar um ambiente de colaboração entre instituições públicas e sociedade civil que garanta a educação em direitos humanos.

COMO SERÁ A ESTRUTURA DA REDE:


Será organizada tendo como base os diferentes setores territoriais do município de Uberlândia e as instituições que desenvolvam atividades relacionadas à educação: centro, leste, oeste, norte e sul, contemplando as zonas urbana e rural.

QUEM PARTICIPARÁ:

representantes de órgãos do poder executivo municipal: secretarias municipais: educação, desenvolvimento social e trabalho, cultura, saúde, serviços urbanos, meio ambiente, comunicação social, agropecuária e abastecimento.

DMAE, 

Unidades escolares da rede pública municipal de Uberlândia, Cemepe, Campus de Atendimento à Pessoa com Deficiência, Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal de Pessoa com Deficiência.

Superintendências: da Mulher, da Igualdade Racial, de Proteção e Defesa do Consumidor, de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana, da Juventude e do Conselho Municipal de Promoção Social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário